Você sabe como organizar uma SIPAT?

Como fazer Sipat

O que é uma Sipat?

Toda empresa que possui funcionários contratados em regime CLT deve, obrigatoriamente, constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Cabe a essa comissão, também em caráter obrigatório, organizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. Estas são determinações previstas na legislação trabalhista, mais especificamente na Portaria n° 3.214 de 1978.

A lei não determina que um assunto em especial seja abordado durante a SIPAT, mas como prevê a realização de uma campanha de combate à AIDS, muitas empresas optam por realizar os dois eventos juntos e, assim, o tópico AIDS/DSTs é uma constante nas SIPATs.

De todo modo, o tema não será tratado ao longo de uma semana, não é mesmo? Por isso, muitas vezes, torna-se um desafio preencher os demais dias com assuntos e atividades que sejam, ao mesmo tempo, informativos e interessantes ao público alvo. Para conseguir isso se faz necessário um criterioso planejamento, que engloba, entre outras coisas:

Uma análise do histórico da empresa: quais acidentes e incidentes são mais recorrentes? Qual o ponto fraco na segurança da sua organização? Responder a essas perguntas ajuda a definir um conceito para a campanha;
Compreender os riscos a que todos os funcionários do negócio ficam expostos. Por exemplo, em uma indústria, o pessoal que atua na área administrativa e em escritórios, não fica exposto aos mesmos riscos que os profissionais da área produtiva, do chão de fábrica. A SIPAT deve tratar de temas que abordem a realidade de todos que trabalham na empresa;
Desenvolver uma comunicação acessível a todos. O sucesso da SIPAT depende em grande parte da disseminação de informações sobre ela. Com isso em vista, é fundamental que se utilize recursos a que todos tenham acesso. Não se pode enviar um comunicado exclusivamente por e-mail se nem todos utilizam o computador, não é?;
Promover atividades criativas, lúdicas e interativas. Palestras são importantes, mas no formato monólogo, são pouco atraentes. Ações diferenciadas, como games e gincanas, estimulam a participação dos colaboradores na SIPAT.
 
 

A partir disso, baseando-se no tripé conhecimento, planejamento e inovação, certamente a sua SIPAT será um sucesso!


Conte com o suporte de quem entende do assunto

A Unit Press é especialista na

organização de SIPATs,

atuando em todas as etapas do planejamento estratégico do evento, desde a criação do mote da campanha ao desenvolvimento de materiais de comunicação, ações e brindes, bem como a contratação de fornecedores. Nesse sentido, a agência já realizou SIPATs para empresas do porte da Braskem e Cummins, entre outros atendimentos.

http://www.unitpress.com.br/sipat/sipat.html


 Mariana Pessoa Duarte


Mariana Pessoa,
jornalista da Unit Press, é graduada
em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu
e pós-graduada em comunicação empresarial pela
Universidade Metodista de São Paulo.