Tudo é comunicação

A princípio o título deste texto pode parecer um slogan, desses que acompanhariam um anúncio assinado por uma empresa ou uma agência de publicidade.

Na verdade, é uma frase mais ampla do que isso e que mostra hoje a força da comunicação, especialmente depois da “invenção” das mídias sociais. Como disse o sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, “na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”.

A questão é que uma empresa pode – do dia para a noite – ter visibilidade negativa, por meio de uma crise. Os motivos são vários: um acidente com um veículo de sua frota, um comportamento equivocado de seu pessoal em nome da empresa, crimes como propina ou, até, pelo fato de um produto que estragou-se num ponto de venda e que trouxe um problema de saúde para um consumidor.

Enfim, a lista de riscos é extensa e todas estas questões pipocando nas mídias sociais só tem um antídoto, a própria comunicação. É o único remédio que pode curar uma organização de uma crise de imagem, utilizando-se de conteúdo apropriado e inteligente para contrapor uma circunstância muito negativa, com estratégias, ações e mensagens positivas.

Entre diversos trabalhos e parcerias possíveis com profissionais de comunicação, uma empresa pode trabalhar a sua imagem corporativa por meio de várias atividades, que a deixarão sempre simpática de um lado e em alerta, de outro, com o seu público principal e pode começar isso implementando canais e meios de comunicação nas próprias mídias digitais: Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras, adotando a criação de páginas bem administradas por gente especializada no assunto ou uma agência de comunicação.

Também pode contribuir com melhores resultados em suas vendas, projetando seus produtos e serviços para gerar maior visibilidade no Google, por meio de ações apropriadas de marketing digital. É lá hoje que seus clientes estarão à espreita, selecionando sua empresa ou um concorrente para um determinado projeto. Por isso, a importância de aparecer com destaque nessa mídia – e em outras, dentro de um plano adequado e inteligente de mídia.

As agências, como a Unit Press, possuem disponíveis 24 horas, incluindo os finais de semana, gente competente para tratar a comunicação do seu cliente com cuidado e zelo. Experimente.

 

Anselmo J. F. da Silva - Diretor Unit Press

 

 

 

 

Anselmo Ferreira, diretor geral da Unit Press é jornalista profissional,
graduado em Letras e mestrando em comunicação pela Cásper Líbero.