Suatrans realiza treinamento de vazamentos de produtos perigosos

No dia 22 de março, a Suatrans organizou a pedido da Transpetro, uma simulação de vazamento nos dutos de GLP (gás liquefeito do petróleo), na comunidade Parque São Bernardo, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O exercício simulava uma tentativa de furto dos produtos, seguido de um vazamento e explosão no local. O objetivo era conscientizar a população sobre os riscos gerados por este tipo de vazamento, além de mostrar o procedimento de evacuação que deve ser tomado neste caso. Cerca de 200 pessoas da comunidade participaram da simulação, e posteriormente de uma palestra de conscientização.

Treinamento reuniu cerca de 60 pessoas da Suatrans e Transpetro

Além da equipe Suatrans, estavam presentes também para dar apoio na ação a Transpetro, o Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, a Cruz Vermelha Brasileira, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

O gerente setorial de faixa de dutos da Transpetro, Daniel Sampaio, comentou que vazamentos por razões naturais são raros, a maioria dos casos são gerados por ação humana, como por exemplo, a tentativa de roubo dos produtos.

O supervisor da Guarda Civil Municipal, Edivaldo Pires, fez um alerta, “existem muitas moradias irregulares perto dos dutos, por isso a importância deste treinamento para que as pessoas saibam todo o procedimento de evacuação e segurança caso seja necessário”.

Ao final do exercício, Dennys Spencer, do Diretor Técnico da Suatrans, comentou que a simulação atingiu os objetivos propostos, “cada local que fazemos esse tipo de treinamento é um novo desafio, mas as ações foram concluídas com sucesso. A população participou e todos os órgãos trabalharam em conjunto em prol da conscientização e segurança dos moradores”, comentou ele.

Neste evento, a Unit Press atuou na cobertura jornalística e fotográfica, desenvolvimento e instalação de faixas e banners no local, além de apoio operacional e logístico.