Tão importante quanto escrever um texto é revisá-lo depois. 
Isto vale para livros, discursos, comunicações corporativas,
postagens em redes sociais e até uma carta de amor.

Quem escreve quer dizer algo a alguém e o olhar crítico do revisor vai avaliar se o recado foi dado. A mensagem está clara ou dá margem a dúvidas? O texto está adequado ao público a que se destina? Aquilo poderia ser dito de outra forma, mais simples e direta? Qual é o alcance daquela mensagem para se atingir determinado objetivo? 

Além do conteúdo, o revisor avalia a forma. O texto precisa estar, além de claro, conciso e elegante e isto se consegue excluindo ou substituindo algumas palavras, sobretudo os lugares-comuns, mas também palavras de uso restrito a alguns meios, como o jurídico ou médico.

Qualquer ajuste feito pelo revisor deve respeitar o estilo do autor. Jamais ele deve usar um termo que o autor não usaria. O objetivo é deixar o texto correto, bonito, mas de forma que o leitor identifique claramente quem o escreveu.

Há diferentes níveis de revisão. A básica consiste em apenas corrigir erros de ortografia e gramática, sem qualquer interferência no texto. Já a preparação de textos vai além: propõe cortes e inserções no original, podendo mexer inclusive na estrutura do texto.

Quando não for possível contratar um profissional, só revise o próprio texto no dia seguinte. Revise do começo ao fim e do fim ao começo, além de revisar parágrafos aleatoriamente. Leia em voz alta. Se possível, grave. Não confie no corretor ortográfico, consulte um bom dicionário. Escrever é um ato criativo, enquanto que revisar é racional. Por isso é importante que essas atividades sejam realizadas por pessoas diferentes. Muitos erros, que passam despercebidos pelo autor, vão ser vistos pelo revisor.

Sonia Nabarrete é jornalista profissional formada pela Universidade Metodista de São Paulo.
Trabalhou em diversos jornais e revistas, além de atuar no mercado corporativo, produzindo informativos.
Hoje trabalha como freelancer na produção e revisão de textos. É também escritora de ficção, com três livros publicados, além de ter participado de diversas antologias no Brasil e em Portugal.
https://www.facebook.com/revisorasonianabarrete/?modal=admin_todo_tour