Como falar sobre a depressão na empresa

UNIT_ARTE_BLOG_DEPRESSAO

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 300 milhões de pessoas sofrem de depressão. Esse número corresponde a 4,4% da população do global. Estima-se que, até 2020,essa seja a doença que mais afaste trabalhadores do mercado de trabalho. Por isso, é importante que as empresas façam campanhas sobre a conscientização da patologia e busquem a melhor forma de como falar sobre a depressão.

Entre os países da América Latina, o Brasil configura-se como o mais deprimido e ansioso. E, uma das formas de combater o malefício, é a abordagem do assunto no ambiente de trabalho.

Por ser um dos locais em que as pessoas passam a maior parte do dia, essa epidemia mundial pode ser prejudicial para a sociedade e para o indivíduo, já que causa isolamento e queda na produtividade.

O primeiro passo para saber como falar sobre a depressão é por meio da quebra de tabus. Por ser um assunto muito delicado, é preciso cautela ao falar com alguém que apresente os sintomas.

Estudos recentes confirmam que a doença causa alteração química no cérebro, sendo responsável ela distorção de emoções e pensamentos. Esse dado pode ser apresentado para os colaboradores da empresa, com o objetivo de acabar com o preconceito relacionado à depressão.

Outro aspecto essencial que deve ser abordado é a importância do tratamento com um médico especialista, podendo ser psicoterapeuta ou psiquiatra. Esses cuidados são essenciais para o controle das emoções e para que a pessoa tenha uma vida normal.

Esse trabalho de conscientização na empresa pode ser realizado com a ajuda da Unit, que tem expertise em abordar o assunto de modo leve e saudável, podendo ajudar sua empresa a como falar sobre depressão com os colaboradores.

Conheça nossos trabalhos clicando aqui e veja o melhor projeto para saber como falar sobre depressão na sua empresa.

Como falar sobre a depressão