A Comunicação avança no tempo

É possível uma empresa nos dias de hoje não ter um site responsivo?
Aquele em que abre num smarthphone – um objeto sem o qual ninguém mais vive sem,
num tablet ou mesmo num computador comum?

Unit Press DigitalO site é básico. É condição sine-qua-non de existência nos dias de hoje. Cada vez ele tem de ser mais focado naquilo que o seu cliente quer ver e precisa.

Seu cliente quer chegar em, no máximo, um ou dois cliques ao que procura. Sem site, o seu consumidor não aprofunda informações sobre os seus produtos ou serviços e sua empresa simplesmente não vende, não participa do seu mercado de atuação com as mesmas ferramentas e armas de seus concorrentes.

E outros recursos, como aparecer no Google – de preferência na frente das demais companhias de seu ramo de atuação – também hoje se faz um meio fundamental numa concorrência e para isso existem métricas específicas para avaliar o desempenho de sua empresa, a exemplo do SEO, busca orgânica, mídias sociais (LinkedIn, Facebook e outras), que retornam o feedback de seus clientes e o que a sua empresa precisa fazer para entrar em linha com as aspirações destes clientes.

Campanhas digitais e emissões de e-mails marketing são ferramentas comerciais e de vendas fundamentais para movimentar os negócios de qualquer empresa atualmente.

Tudo isso, que faz parte deste tempo chamado on-line, associado há algo que é do tempo chamado off-line: o conteúdo e o visual. Assim, se sua empresa estiver antenada e conectada, precisa gerar um conteúdo planejado, bem escrito (em dois tipos de linguagem, a jornalística – notícias – e a publicitária – anúncios e materiais comerciais), aliado também ao apelo sempre forte do tratamento visual. São estes fatores que levam ao chamado gatilho e que contribuem para a obtenção dos cliques, tão disputados no mercado.

Estas tarefas exigem um batalhão de profissionais – e competentes de preferência, que vão desde redatores publicitários, jornalistas, RPs, designers, diagramadores a programadores, entre outros.

Assim, a estratégia da empresa em completar sua estrutura de marketing com profissionais sem experiência para “cuidar” de sua imagem e comunicação pode ser “suicida”, porque mesmo que seu departamento de marketing tenha um profissional experiente no controle, sempre sua empresa precisará estar atualizada e contando com mais gente especialista do mercado, algo que uma boa agência de comunicação poderá suprir seja no âmbito criativo, seja no técnico.

Já no que se refere aos processos de comunicação off-line, também as empresas têm necessidade de se destacar e ter gente gabaritada para reunir os dois conhecimentos de comunicação on-line e off-line, no fechamento de arquivos para impressão, por exemplo, montagem de materiais gráficos, bem como revisão de textos e processos.

Enfim, pessoal qualificado é fundamental para a existência de uma comunicação eficiente e organizada nos dias de hoje, em todos os meios e recursos.

A Unit Press é uma empresa dotada de profissionais experientes, tanto em conteúdo redacional, quanto em visual, acrescida de gente especializada em processos, programação e planejamento. Consulte e atualize a sua empresa já.

 


Anselmo J. F. da Silva - Diretor Unit Press


Anselmo Ferreira,
diretor geral da Unit Press é jornalista profissional, 
graduado em Letras e mestrando em comunicação pela Cásper Líbero.